Começar um negócio é a vontade da maioria das pessoas, mas, para começar sempre tem aquela instabilidade, como ausência de tempo, de capital, de apoio, falta de clientes, etc. Aí que tá o ponto em que todos sentem que não precisam sair do conforto do seu emprego, para arriscar uma ideia. Isso alimenta o medo de empreender.

Empreender pode ser no automático, tipo do nada você começa a vender algo, descobre que é benéfico e não para mais. Pode ser do tipo é agora ou nunca, você ignora os riscos, e aposta tudo em uma única ideia. Ou pode ser por necessidade, quando você está desempregado e sem saída, abre um pequeno negócio e acaba crescendo junto com ele.

Agora se você ainda não abriu nada, mas está com uma enorme vontade de começar, então o seu problema pode não ser a falta de capital, pode não ser excesso de cautela, e sim, o medo. Para começar a trabalha, não é necessário muita capital, você não tem a necessidade de ter um estoque enorme, não tem necessidade de ter uma estrutura de luxo para começar, não necessita de um monte de despesas, já que vai trabalhar sozinho. Portanto, meu amigo, seu problema é somente o medo do fracasso.

Se no papel da certo, por que na prática não vai dar?

imagem28-06-2018-03-06-37Esse é o ponto que separa uma grande ideia de um fracasso ou de um grande negócio. É exatamente o medo que sempre fala mais alto, e acaba decidindo o seu futuro.

Os questionamentos são muitos.
Será que vai dar certo?
Será que vai vender?
Eles vão me chamar de louco?
Bom, já ouvi por aí que estabilidade não existe. Isso significa que o seu trabalho não é uma fonte de renda segura, e se vem a crise? E a inflação?
Conheço pessoas que abriram seu próprio negócio, mas desistiram porque não foram capazes de dar conta sozinhos de tanto trabalho, e não tinha como contratar um assistente. Hoje, recebe um salário muito abaixo ao que ele fazia em 15 dias trabalhando para ele mesmo.
Também conheço negócios que deram muito certo. Pessoas que abriram algo que não deu certo, e continuou persistindo, e hoje, é um sucesso em vários setores.

Agora.
Posso falar com experiência que todas essas pessoas que abriram um negócio, hoje, só não tão bem quem desistiu. É óbvio que devemos reconhecer de que independentemente do negócio, é importante saber gerir, saber controlar o fluxo de capital, saber investir, enfim, é necessário saber como uma empresa funciona.
Para isso, não é preciso fazer muita coisa, é só procurar explorar as áreas em que você pretende investir. Por que não fazer cursos no Sebrae de sua cidade? Vale tudo, só não vale desistir.
E uma última coisa. Quando te chamarem de louco, leve como um elogio. Nada como um louco para querer fazer o impossível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here